Notícias culturais

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bloco Caio na Folia: 10 anos no Alto José Bonifácio

Desfile do Bloco Caio na Folia, da Escola Estadual Caio Pereira, pelas ruas do Alto José Bonifácio, em Recife.














O carnaval, comemorando dez anos de existência, ocorreu na noite do dia 19 de fevereiro de 2009, quinta-feira da semana pré-carnavalesca, com a inauguração do novo estandarte, confeccionado pela artista plástica olindense Tânia Barreto.




Professores, alunos e funcionários, além de centenas de moradores invadiram as ruas do bairro.














Os foliões brincaram com alegria, irreverência, organização e respeito ao próximo, pois nenhum incidente foi registrado.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Seminário nacional de dança em Recife

O I Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco - Faces e Interfaces é direcionado para professores e alunos de dança e teatro, coreógrafos, diretores, bailarinos/dançarinos, professores das mais diversas áreas preocupadas com a interdisciplinaridade e interessados em dança e educação.

No evento, totalmente gratuito, serão oferecidas quatro palestras, uma mesa-redonda e três cursos (estes, com 25 vagas cada), com profissionais de São Paulo, Minas Gerais, Paraiba e Pernambuco.

Período: 9 a 13 de março de 2009
Horário: das 9 às 12 horas (palestras e mesa-redonda) e das 14 às 17 horas (cursos)
Local: Faculdade Maurício de Nassau (Rua Guilherme Pinto, 114, Graças, Recife-PE, fone: 81 3413-4611).

Realização: Acupe Grupo de Dança
Inscrições e informações: www.acupegrupodedanca.com.br
Maiores detalhes: Paulo Henrique Ferreira (81 9145-7259)

Incentivo: Funcultura/Fundarpe/Governo de Pernambuco
Apoio Cultural: Faculdade Maurício de Nassau e Sesc Pernambuco

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mergulho Teatral

O curso "MERGULHO TEATRAL", ministrado por Cassiano Gomes (RJ), acontecerá duas vezes por semana, com seis meses de duração, onde os participantes desenvolverão um trabalho integrado de INTERPRETAÇÃO / IMPROVISAÇÃO, CORPO e VOZ com o objetivo de investigar a verdade, a sensibilidade e a expressão, chegando à criação teatral.
A proposta de trabalho e prática artística gira em torno da ideia de um curso dirigido basicamente para atores de reduzida experiência, podendo também servir de reciclagem e renovação de motivações para os que já exercem a atividade, e tenham interesse em familiarizar-se com o processo de trabalho.
O objetivo final será uma apresentação aberta de cenas trabalhadas ou até mesmo ensaio aberto do processo como finalização do curso. A meta é promover um avanço na área de atuação (interpretação) e maior contato com a cena.
Público Alvo: Atores, Estudantes de Teatro, Amadores
Local: Espaço Galharufas Produções
Rua do Aragão, 27/03 – Boa Vista - Recife
Período: de 10/3 a 10/9 de 2009 (terça e Quinta)
Horário: das 18h30 às 21h30
Valores: R$ 60,00
Contatos: cassiano.gomes@gmail.com e taveirajr_theatro@hotmail.com
Telefones: (81) 8885-3143 ou 86455729

A Funeso socializa experiência do PIBIC com a Autarquia Educacional do Araripe

A Fundação de Ensino Superior de Olinda - Funeso está socializando suas atividades de pesquisa desenvolvidas por alunos e professores com a Autarquia Educacional do Araripe - AEDA, mantenedora da Faculdade de Formação de Professores, Faculdade de Ciências Agrárias (Agronomia) e Faculdade de Ciências Sociais (Direito).
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, criado há sete anos na Funeso, tem favorecido aos alunos aprovação em mestrados e residências, assim como publicações de artigos científicos em revistas especializadas e aprimoramento de competências para a produção do conhecimento, contribuindo, dessa forma, para um profissional criativo, crítico e comprometido com a melhoria da qualidade de vida.

Para essa atividade de integração, de 09 a 13 de fevereiro, estão envolvidos os Professores Clébio Marques e Iraquitan Ribeiro. Essa experiência também já foi desenvolvida com a Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – FAFOPST em 2008.

Apoio a Diretor Estreante em Curta-metragem

A Secretaria do Audiovisual/MinC (SAv/MinC) apoiará financeiramente a realização de 20 obras com duração entre 10 e 15 minutos, com o valor de R$ 80 mil, cada uma, para projetos apresentados por pessoas físicas.
Trata-se do Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Curta-Metragem, de Ficção ou Documentário onde serão selecionados, no mínimo, sete diretores estreantes e, no mínimo, dois projetos de cada região geográfica, se possível.
Considera-se diretor estreante aquele que ainda não dirigiu obra realizada ou finalizada em película.
As inscrições podem ser feitas até 16 de março. Edital e outras informações: www.cultura.gov.br/ .

Inscrições à Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba

A EICTV comunica a todos que até o dia 18 de março estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2009/2012.

As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de março em Belo Horizonte - MG, Recife – PE, Florianópolis – SC e Campo Grande - MS.
Serão oferecidas sete especializações - Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma destas especializações.
Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo multinacional de 40 estudantes da América Latina, Caribe, Estados Unidos, África e da Comunidade Européia. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2009 e término em julho de 2012.
As provas em Recife serão na UNICAP - Universidade Católica de PE. Rua Nunes Machado, 41 - Boa Vista (Prédio da Pós-graduação, próximo à igreja da Soledade).
Mais informações no site http://www.pagina21.com.br/

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Professor: ser ou não ser, eis a questão!

O Censo do Ensino Superior, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, aponta um decréscimo no número de professores recém-formados no Brasil.

Entre as disciplinas obrigatórias, as maiores quedas (2006 para 2007) ocorreram, pela ordem, em Letras, Geografia, Química e Filosofia. Entretanto, aumentou o número de formados em Pedagogia.

É público e notório, entre os profissionais e pesquisadores da área educacional, o desinteresse atual pela carreira do magistério.

Baixos salários, pouca valorização social da profissão, precárias condições de trabalho, entre vários fatores, contribuem para o declínio da carreira e a diminuta procura pelos cursos de licenciatura.

Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), o governo federal deverá combater a situação através de quatro medidas no Plano de Desenvolvimento da Educação:

  • expansão das universidades federais;
  • criação de 28 Institutos de Educação Tecnológica;
  • capacitação de 360 mil professores em instituições públicas;
  • bolsa de iniciação à docência (para alunos de graduação).

A organização e mobilização da categoria são indispensáveis à luta pela valorização do magistério.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Testes para atores e atrizes

A Descoberta do Mundo, de Taciana Oliveira, é o título do documentário/ficção sobre a vida da escritora Clarice Lispector.

A seleção de elenco, a cargo do produtor Manoel Constantino, será na sala D da Fundação Joaquim Nabuco, bairro do Derby, das 14 às 18 horas, nos dias 10, 11, 12, 17 e 18 de fevereiro de 2009.

Os candidatos, de 25 a 40 anos (ou que tenham a aparência dessa faixa etária), devem escolher um trecho de alguma crônica ou romance de Clarice Lispector com cerca de dois minutos no máximo para interpretar.

Há a necessidade de enviar currículo e fotos recentes pelo e-mail mercurioplanet@hotmail.com, além do agendamento prévio do teste através do telefone 81 8666-9958.

A filmagem está prevista para os meses de abril e maio deste ano.

Em relação à inscrição para figuração, as datas serão divulgadas posteriormente.

Documentário sobre Maestro Ademir Araújo

A história do maestro Ademir Araújo, o Formiga, está marcada na música pernambucana pelos relevantes serviços dedicados ao frevo. Agora também pelo documentário Maestro Formiga, dirigido por Amaro Filho e Rafael Coelho, produzido pela Página 21 e Plural, com patrocínio da Prefeitura do Recife.

Gravado no Recife, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, o documentário mostra a trajetória profissional desse músico de composições e arranjos inovadores. Em 30 minutos, o maestro conta como compõe seus frevos, sua alegria em formar novos músicos, reencontra velhos amigos e revela o amor pelo que faz.

A primeira exibição pública de Maestro Formiga será no Cine Teatro Apolo, dia 10 de fevereiro, terça-feira, às 19h30. O vídeo será exibido, também, na Livraria Cultura, dia 14 de fevereiro, sábado, às 19 horas, com entrada franca. O lançamento marca o início da série de eventos em comemoração aos 10 anos da Página 21.
Mais informações: (81) 3421.7180 / 9943.7183

Fonte: Amaro Filho (Página 21)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Inscrição de longas para o Cine PE

O Cine PE - Festival do Audiovisual, que este ano acontece de 27 de abril a 3 de maio, prorrogou as inscrições para longas-metragens. O novo prazo vai até o dia 27 de fevereiro. A produção explica que o adiamento na data ocorreu por solicitação de algumas produtoras que estão com filmes em fase de finalização, e acrescenta que cerca de 50 obras já estão inscritas.

As inscrições devem ser feitas previamente pela internet, através do site http://www.cine-pe.com.br/, com envio da ficha de inscrição preenchida para o e-mail festival@bpe.com.br. O material exigido no regulamento deverá ser enviado para o escritório da BPE (Rua João Cardoso Aires, 1042, Boa Viagem, Cep: 51130-300 Recife - PE.
O resultado da seleção dos curtas-metragens será divulgado até o dia 15 de março. Já os longas poderão ser conhecidos um mês depois. Outras informações pelos telefones 3461.3773 e 3343.5066.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Damiana, de Marcena, no cinema

O texto teatral Damiana, do dramaturgo, escritor e historiador pernambucano Adriano Marcena, será adaptado para o cinema. Os trabalhos da adaptação iniciarão no segundo semestre desse ano.
A versão cinematográfica, filmada em HD (alta definição), será da cineasta e produtora Taciana Oliveira - atualmente atua na conclusão de um longa-metragem sobre a vida da escritora Clarice Lispector.

O texto aborda temas como machismo, violência contra a mulher e a banalização da violência contida no universo humano através da história do destino de dois homens simples, um lavrador (do agreste) e um feirante (da mata norte) de Pernambuco.

Foto: Adriana Oliveira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails