Notícias culturais

domingo, 31 de maio de 2009

II Conferência Nacional de Cultura

Em Brasília, o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) aprovou (14/04), em reunião extraordinária, o regimento interno da II Conferência Nacional de Cultura que irá acontecer de 11 a 14 de março de 2010, na Capital Federal.
Os municípios terão até 30 de setembro para realizarem as suas conferências municipais e/ou intermunicipais. Já os estados têm até 15 de dezembro para promoverem as conferências no âmbito estadual.
A Conferência terá a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e contará com apoio de uma Comissão Organizadora Nacional e um Comitê Executivo, que serão instituídos e terão como membros representantes das secretarias e vinculadas do MinC, CNPC, órgãos e instituições parceiros convidados.
Outras informações: conferencia.nacional@cultura.gov.br .
Fonte: Boletim RRNE MinC, sexta-feira, 29 de maio de 2009.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Lançamento do livro Memórias da Cena Pernambucana – 04

O jornalista e ator Leidson Ferraz convida a classe artística ao lançamento do livro Memórias da Cena Pernambucana-4 dentro da programação do Festival Palco Giratório Brasil - Recife, do Sesc Pernambuco.

Nessa publicação a trajetória da Cia. Trupe do Barulho (Recife), Foco III do Coliseu (Olinda), Teatro Mustardinha & Companhia – Teamu (Recife), Mamulengo Só-Riso (Olinda), Companhia de Eventos Lionarte (Limoeiro), Teatro Experimental de Arte – TEA (Caruaru), Equipe Teatral de Arcoverde – Etearc (Arcoverde), Refletores Produções (Recife), Grupo da Gente – Grudage (Cabo de Santo Agostinho) e Papagaios Produções Artísticas (Recife) em 260 páginas, com 122 fotos publicadas.

Como atrações musicais da noite: Marcílio Fonseca (voz e violão) e Marconi Bispo & Banda (no show Uma Clara Lembrança, com repertório de sambas imortalizados por Clara Nunes), além de exposição de quadros sobre o nosso teatro e exibição, em telão, de fotografias raras recolhidas na pesquisa.

Incentivo: Funcultura.
Apoio cultural: Gráfica Santa Marta, Feteape, Sesc Casa Amarela, Prefeitura do Recife/Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura e Prefeitura Municipal de Olinda/Secretaria do Patrimônio e Cultura.

Serviço:
Lançamento: Memórias da Cena Pernambucana – 04
Organizador: Jorn. Leidson Ferraz (81 – 3222 0025 / 9292 1316)
Dia: 28 de maio de 2009 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Sesc Casa Amarela (Av. Prof. José dos Anjos, 1109, Casa Amarela, Recife). Fone: 81 3267-4400

sábado, 16 de maio de 2009

UFPE: peneirão será substituído pelo Enem

A primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocorrerá com a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob responsabilidade do Ministério da Educação, nos dias 3 e 4 de outubro.
A segunda etapa, nos dias 20 e 21 de dezembro, será realizada pela Comissão do Vestibular (Covest).
Dessa forma não há mais peneirão, ou seja, todos os candidatos que não obtiverem nota zero (no Enem) estarão na segunda etapa.
Vale salientar que o candidato à Universidade deve fazer obrigatoriamente a prova do Enem; entretanto, quem adere ao exame nacional não está automaticamente inscrito ao vestibular. O período de inscrição ocorrerá após o do Enem, sem data marcada.
A prova do Enem terá 200 questões de quatro áreas: linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da redação (embora só computada na etapa posterior). A segunda fase (vestibular) incluirá língua estrangeira (inglês ou espanhol), além das questões discursivas de português e disciplinas específicas - de acordo com o curso desejado.
Por causa dessas alterações a pontuação final terá 45% da nota da primeira fase e 55% da segunda etapa.
As outras universidades federais do estado - UFRPE e Univasf - utilizarão o Enem como critério único como forma de ingresso às graduações.

domingo, 10 de maio de 2009

Petrobras patrocina espetáculos teatrais

Seguem até 15 de maio as inscrições para o Programa BR de Cultura 2009/2010, criado pela Petrobras Distribuidora para patrocinar a circulação de peças teatrais em todo o Brasil.
Serão selecionados projetos que ofereçam apresentações em cidades diferentes daquelas que os espetáculos estiveram anteriormente em cartaz.
A seleção deverá priorizar projetos que proponham ações de formação de plateia, como preços populares e/ou apresentações gratuitas.
Edital completo e outras informações: www.br.com.br/ .
Fonte: Boletim RRNE MinC: sexta-feira, 8 de maio de 2009.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Revolta no Galpão das Artes em Limoeiro

A Consultoria de Ações Culturais, da cidade de Limoeiro-PE, celebra dez anos ininterruptos de criação do exercício cênico e do fazer teatral. O grupo é filiado à ARTEPE- Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco.

Para comemorar estreiou hoje o espetáculo A revolta, do dramaturgo argentino Santiago Serrano, dirigido por Jadenilson Gomes. No elenco: Charlon Cabral, João Guilherme, Lucas Rafael, Tarcísio Queiroz e Jadenilson Gomes.
Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura, da Fundarpe/Secretaria de Educação/Governo de Pernambuco.

Pelo fato de o autor escrever a peça evitando um momento cronológico determinado, o encenador optou "por uma estética liberta de caracterizações óbvias, sem efeminismos e trejeitos". E acrescenta: "acreditamos na força orgânica do ator em representar papéis femininos sem estereótipos".

Mesmo à distância, o autor acredita no potencial da trupe limoeirense, pois é bastante enfático: "a proposta de encenação do Galpão das Artes é um interessante jeito de mostrar esta faceta mítica da peça".

Serviço:
Espetáculo: A Revolta
Apresentações: 1 a 24 de maio de 2009 (sexta, sábado e domingo), às 21 horas.
Local: Galpão das Artes. Rua Severino Pinheiro, 329-A, Limoeiro/PE.
Ingressos: R$ 5,00 (loja Água de Cheiro e na bilheteria)
Produção executiva: Fábio André (81 9684-0567 3628-0694)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails