Notícias culturais

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cantigas do Sol no Teatro Apolo

Cantigas do Sol ou Dom Quixote de Cordel é um espetáculo popular, concebido dentro de uma perspectiva operística, inspirado na poesia de Zé Dantas, Humberto Teixeira e outras de domínio público.

O espetáculo é um tributo a Luiz Gonzaga, marcando 20 anos de ausência do eterno Rei do Baião.

A musicalidade da nossa gente, refletida no andar, na dança, no falar e nas músicas executadas - ao vivo - por músicos competentes traduzem a beleza da nossa cena cultural, representada pelo mote dos violeiros e pela pujança poética que se encontra nas canções populares.

SERVIÇO:
Espetáculo: Cantigas do Sol
Local: Teatro Apolo - Rua do Apolo, 121 - Bairro do Recife. Fone: (81) 3232-2028
Temporada: 5 de setembro a 4 de outubro de 2009 (sábados e domingos)
Horário: às 20 horas.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada)
Texto e Direção: Vital Santos
Realização: Dramart Produções
Produção Executiva: Socorro Raposo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Circo Rataplan segue em temporada popular

O espetáculo O Circo Rataplan, de Pedro Veiga, dirigido por Samuel Santos e produzido pela Refletores Produções, companhia filiada à Artepe, continua em cartaz no bairro de Salgadinho, em Olinda-PE.

"Cheia de referências a jogos de poder entre 'os que mandam' e os 'que obedecem', ecos dos anos de ditadura em que foi escrita, a peça mostra as injustiças de Dom Furioso, dono de um circo, contra o palhaço Rataplan. Contando com a ajuda do Mágico Fuligem, o malévolo empresário tem que enfrentar a revolta de animais e de outros personagens do circo contra aquela situação", afirma Luiz Felipe Botelho.

Desde o mês de julho centenas de moradores de comunidades de Olinda, Recife, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, todos os domingos, assistem uma peça teatral de qualidade. E mais: com transporte e entrada franca. Graças ao incentivo do Funcultura 2008 da Fundarpe/Secretaria de Educação/Governo de Pernambuco.

Em outubro a trupe se apresenta na cidade de Caruaru, no agreste pernambucano, e na Casa da Cultura, em Recife. Em novembro, sempre aos domingos, encerra a temporada no Espaço Cultural Inácia Raposo, em Recife.

Serviço:
Espetáculo: O CIRCO RATAPLAN
Local: Espaço Cultural Professor José de Barros Lins - Salgadinho - Olinda (Anexo ao Instituto Allan Kardec - logo após o Centro de Convenções)
Dias: Domingos até o dia 04 de outubro
Horário: 16h30
Entrada: Gratuita
Contato: (81) 3498-2980 / 9267-5817

domingo, 23 de agosto de 2009

Adriano Marcena será um dos debatedores do Encontro de Gastronomia da UFRPE

Adriano Marcena estuda a História da Alimentação em
Pernambuco com as atenções voltadas para
o período da invasão holandesa.
(Crédito: Reinaldo Baptista)


Adriano Marcena participará do Encontro de Gastronomia da UFRPE. Ao lado da socióloga Marfisa Cysneiros de Barros e da antropóloga Maria Grazia Cardoso, integrará a mesa As Ciências Sociais e a Gastronomia, no dia 25 de agosto, às 14 h, no Campus Dois Irmãos.

O historiador abordará os primeiros resultados a respeito da pesquisa que vem realizando no campo da História da alimentação, voltada para a importância sociocultural da farinha de mandioca durante o Pernambuco colonial e seus desdobramentos com a invasão das tropas da Companhia das Índias Ocidentais ao Nordeste brasileiro.

Serviço:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife-PE
Fone (PABX): 81 3320-6000

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Funcultura: propostas às artes cênicas

Proposta da Artepe à RESOLUÇÃO CD FUNCULTURA Nº 01/2009

A Artepe (Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco) visando contribuir com a política pública para a cultura pernambucana, reunida com os seus associados, deliberou pela formatação e envio das propostas – referentes à área cultural Artes Cênicas – à apreciação da Comissão Deliberativa (CD) do Funcultura, da Fundarpe/Secretaria de Educação/Governo de Pernambuco.
Clébio Marques é Membro Titular da Comissão Deliberativa do Funcultura e Vice-presidente da Artepe.
A íntegra está postada no Portal Nação Cultural da Fundarpe. Para acessá-la clique neste link:
www.nacaocultural.pe.gov.br/clebiomarques.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails