
Notícias culturais
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz

Tributo a Solano Trindade

Confirmada a presença dos poetas Fernando Chile, Malungo, Pitanga, a pesquisadora e escritora negra Inaldete Pinheiro, além do IFÁ-RHADHÁ DE ART' NEGRA, grupo filiado à Artepe.
Serviço:
Dia: Hoje, 31 de julho, das 18 às 19 horas
Local: Espaço Pasárgada - Casa Manuel Bandeira (Rua da União, 263, Boa Vista, Recife-PE)
Fones: (81) 3184-3091 e 3184-3092
sábado, 25 de julho de 2009
Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua

segunda-feira, 20 de julho de 2009
Serra Talhada celebra Tributo a Lampião
Serra Talhada, no sertão pernambucano do Pajeú, preparou uma vasta programação para comemorar o TRIBUTO A VIRGOLINO - A CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO, nos dias 25 e 26 de julho de 2009.
O evento conta com a organização da Fundação Cultural Cabras de Lampião, filiada à Artepe - Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco. Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura, da Fundarpe/Secretaria de Educação/Governo de Pernambuco.
Prepare sua mochila e rume à terra natal de Lampião para comer bode assado e cozido, rubacão, galinha de capoeira, arroz vermelho... Palestrar, dançar xaxado, rezar, passear na caatinga, prosear, se embalar nos versos dos poetas repentistas...
Segundo os organizadores Anildomá, Cleonice e Karl Marx, "é festa pra CABRA MACHO nenhum botar defeito".
Mais informações:
FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO
PONTO DE CULTURA ARTES DO CANGAÇO
Fones: (87) 3831-2041 e (87) 9938-6035
E-mail: cabrasdelampiao@bol.com.br
quarta-feira, 15 de julho de 2009
O tempo e suas andanças
O tempo é o senhor da razão? O tempo é o senhor da verdade?
Como vivenciamos a passagem do tempo? Como encaramos a passagem do tempo através de nossas vidas?




SERVIÇO:
Teatro Barreto Júnior (Rua Est. Jeremias Bastos, s/n, Pina, Recife)
Sábados e domingos, às 20h, até o dia 26 de julho de 2009.
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)
domingo, 12 de julho de 2009
Em agosto: lançamento de livro com textos teatrais

O livro conta com um curto prefácio do saudoso Marco Camarotti e tem as orelhas assinadas por Bruno Siqueira, doutor em teatro pela UFPE e professor da Universidade de Pernambuco - UPE/Petrolina.
O projeto de publicação é patrocinado pelo Programa BNB de Cultura edição 2009 e conta com o apoio cultural da ARTEPE – Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco, entidade que Marcena é filiado. Uma porcentagem da venda dos exemplares será doada para a campanha "Teatro da Artepe: eu ajudei a construir" que tem por objetivo levantar fundos para a construção de mais um teatro no Estado.
A agenda de lançamentos ainda não está definida, mas dez cidades serão contempladas com a presença do autor, contudo, a produção de Marcena assegura que o Recife será a última cidade no Estado a receber o lançamento.Para o autor o “importante é descentralizar as ações culturais, até porque o livro foi patrocinado com dinheiro público” e complementa: “Não vislumbro legitimidade numa política pública de cultura que não contemple os municípios do interior do Estado. Não estou dizendo que as populações do interior não têm cultura a ponto do Estado ter que levá-la, pensar assim é estupidez das grandes, mas o acesso aos produtos ou bens culturais que são gestados a partir do dinheiro da população tem que contemplar outras áreas que não seja apenas a Região Metropolitana do Recife ou outros grandes centros urbanos”.
Vale a pena aguardar... e conferir.