Notícias culturais

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

2º Congresso de Teatro da Artepe

Profissionalização e Mercado de Trabalho. Esse foi o tema do 2º Congresso de Teatro da Artepe - Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco, realizado no período de 08 a 11 de janeiro de 2009, em Recife-PE.
A programação constou de Missa em Ação de Graça (dia 08), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Artistas, localizada na Av. João de Barros, em Recife.

A Solenidade de Abertura (09) ocorreu no Teatro Barreto Júnior, a partir das 19 horas, com a composição da mesa, seguida da apresentação do Coral Recicanto (dos Correios) e do Balé Chegança, finalizando com coquetel.

O sábado (10), pela manhã, foi reservado ao credenciamento dos delegados dos grupos filiados e dos convidados. Posteriormente, a realização da Assembleia Geral Ordinária e Assembleia do Conselho de Grupos. Em seguida, a Eleição da Mesa Diretora do Congresso, formada por Adriano Marcena (Presidente), Henrique Virgínio (1º Secretário), Jandira Mesquita (2º Secretário) e Max Almeida (3º Secretário). Por solicitação à plenária, Clébio Marques foi conduzido ao posto de assessor da Mesa.

À tarde ocorreu a mesa redonda, mediada pelo teatrólogo Romildo Moreira, acerca do tema do Congresso: Cadeia Produtiva da Cultura por Jorge Clésio (representante do Ministério da Cultura), Interiorização do Mercado Cultural por Carlos Carvalho (Diretor de Políticas Culturais da Fundarpe) e Plano Nacional de Cultura e Mercado por João Roberto Peixe (ex- secretário de Cultura do Recife). Às 18 horas, apresentação de um quadro do espetáculo Solteira, Casada, Viúva, Divorciada da Môlins Produções, da cidade de Caruaru.

A palestra Marketing Cultural, apresentada pelo publicitário João Carlos Lins, da Môlins Marketing e Comunicação, foi a tônica do domingo (11) pela manhã. A discussão em grupo das teses (A Questão Política, A Questão Administrativa e A Questão da Profissionalização e Mercado de Trabalho) ocorreu à tarde, seguida da plenária e aprovação de moções.

No início da noite foi eleita por unanimidade e empossada a direção para o triênio 2009/2011, composta por:
Diretoria Executiva
Presidente - Izaltino Caetano (Foco III do Coliseu - Olinda)
Vice-Presidente - Clébio Marques (Refletores Produções - Recife)
Secretário - Lúcio Fábio (Foco III do Coliseu - Olinda)
Primeiro Tesoureiro - Fábio André (Consultoria de Ações Culturais - Limoeiro)
Segundo Tesoureiro - Cleonice Maria (Fundação Cultural Cabras de Lampião - Serra Talhada)

Conselho Fiscal
1º Membro - Genivaldo Francisco (Fazendo Arte Produções - Recife)
2º Membro - Albanita Ramos (Grupo Teatral Ariano Suassuna - Igarassu)
3º Membro - Gilvan Mota (Nova Arte Produções - Palmares)
1º Suplente - Paula Alves (Cia. Ifhá-Rhadá de Art Negra - Olinda)
2º Suplente - Ivaldo Cunha Filho (Marketing Eventos Culturais Ltda. - Paulista)
3º Suplente - Alexsandro Silva (Cia. Expressart de Teatro - Recife)

A Artepe segue firme rumo ao futuro, na certeza de que está ajudando a escrever a nova história do teatro pernambucano.

“Artepe, seguir em frente na construção de boas relações” é o lema da nova gestão.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails