Notícias culturais

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cabras de Lampião no Alto José Bonifácio

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte e cultura com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço - Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.

A quadra poliesportiva do Alto José Bonifácio (zona norte do Recife) estremeceu e a poeira subiu com o chiado da chinela ao som da sanfona, triângulo e zabumba, no delicioso xaxado, como Lampião ensinou. Segundo ele, "homem nenhum nasceu pra ser pisado".

A histórica apresentação do espetáculo No Rastro de Lampião - Pernambuco Dançando Xaxado ocorreu no dia 15 de janeiro 2009, às 20 horas, dentro da programação do Projeto Cultura no Alto. A entrada franca proporcionou o deleite de mais 300 pesooas, entre crianças, jovens e adultos.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador dessa dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão, no início dos anos 20, do século XX, em Vila Bella, atual Serra Talhada, sertão do Pajeú, distante 420 Km de Recife, capital do estado de Pernambuco (Brasil).

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é filiado à ARTEPE (Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco) e à SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço). É de Utilidade Pública Municipal pela Lei 950/98 e de Utilidade Pública Estadual pela Lei 12402/2003.

Para mais informações, contatos e contratos para shows e eventos:

FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO
Anildomá Willans de Souza e Cleonice Maria dos Santos
Rua Virgolino Ferreira, 06 - Cohab
56.900-000 Serra Talhada - PE
Telefones : (87) 3831 2041 e (87) 9938 6035
E-mail - cabrasdelampiao@bol.com.br
Site: www.cabrasdelampiao.zip.net

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails