Notícias culturais

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Professor: ser ou não ser, eis a questão!

O Censo do Ensino Superior, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, aponta um decréscimo no número de professores recém-formados no Brasil.

Entre as disciplinas obrigatórias, as maiores quedas (2006 para 2007) ocorreram, pela ordem, em Letras, Geografia, Química e Filosofia. Entretanto, aumentou o número de formados em Pedagogia.

É público e notório, entre os profissionais e pesquisadores da área educacional, o desinteresse atual pela carreira do magistério.

Baixos salários, pouca valorização social da profissão, precárias condições de trabalho, entre vários fatores, contribuem para o declínio da carreira e a diminuta procura pelos cursos de licenciatura.

Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), o governo federal deverá combater a situação através de quatro medidas no Plano de Desenvolvimento da Educação:

  • expansão das universidades federais;
  • criação de 28 Institutos de Educação Tecnológica;
  • capacitação de 360 mil professores em instituições públicas;
  • bolsa de iniciação à docência (para alunos de graduação).

A organização e mobilização da categoria são indispensáveis à luta pela valorização do magistério.

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