A Livraria Cultura do Recife exibe no próximo dia 15, segunda-feira, às 19 horas, vídeos produzidos por adolescentes surdos do interior pernambucano.
Os vídeos também serão exibidos dia 18 de junho, às 13h30, no Suvag, Praça Prof. Barreto Campello, 1238, Torre, Recife.
O trabalho é fruto de oficinas realizadas pela produtora Página 21. As oficinas de audiovisual para surdos atenderam mais de 60 jovens dos municipios de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Timbaúba, Vicência, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro e Surubim, na Zona da Mata e Agreste de Pernambuco.
Os seis vídeos foram totalmente realizados pelos surdos – desde a elaboração do roteiro até a montagem. Os relacionamentos afetivos são temas frequentes nas tramas, mas o preconceito contra pessoas com surdez também aparece nas histórias.
“A idéia foi aproximar os surdos de uma manifestação artística da qual eles têm pouco acesso - geralmente restrito aos programas de TV. Mas a criatividade e a capacidade deles em superar dificuldades demonstra que muitos têm plenas condições de serem inseridos no mercado de trabalho. É um equivoco achar que um surdo não pode trabalhar numa emissora de televisão ou numa produtora, por exemplo”, afirma Rafael Coelho, coordenador do projeto.
INFORMAÇÕES:
Rafael Coelho/PÁGINA 21
Fones: (81) 3421.7180 /9101.0433 /8871.9265
Nenhum comentário:
Postar um comentário