Notícias culturais

domingo, 12 de julho de 2009

Em agosto: lançamento de livro com textos teatrais

Acontecerá em agosto o lançamento do novo livro do escritor e dramaturgo pernambucano Adriano Marcena. Trata-se do "Teatro Completo Um: Textos para 1, 2 e até 3 Atores" que reúne oito textos dos mais de cinquenta que escreveu para o teatro em vinte anos de carreira.

O livro conta com um curto prefácio do saudoso Marco Camarotti e tem as orelhas assinadas por Bruno Siqueira, doutor em teatro pela UFPE e professor da Universidade de Pernambuco - UPE/Petrolina.

O projeto de publicação é patrocinado pelo Programa BNB de Cultura edição 2009 e conta com o apoio cultural da ARTEPE – Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco, entidade que Marcena é filiado. Uma porcentagem da venda dos exemplares será doada para a campanha "Teatro da Artepe: eu ajudei a construir" que tem por objetivo levantar fundos para a construção de mais um teatro no Estado.

A agenda de lançamentos ainda não está definida, mas dez cidades serão contempladas com a presença do autor, contudo, a produção de Marcena assegura que o Recife será a última cidade no Estado a receber o lançamento.

Para o autor o “importante é descentralizar as ações culturais, até porque o livro foi patrocinado com dinheiro público” e complementa: “Não vislumbro legitimidade numa política pública de cultura que não contemple os municípios do interior do Estado. Não estou dizendo que as populações do interior não têm cultura a ponto do Estado ter que levá-la, pensar assim é estupidez das grandes, mas o acesso aos produtos ou bens culturais que são gestados a partir do dinheiro da população tem que contemplar outras áreas que não seja apenas a Região Metropolitana do Recife ou outros grandes centros urbanos”.

Vale a pena aguardar... e conferir.

Um comentário:

  1. Excelente novidade, Clébio! Estava mais que na hora da produção dramatúrgica de Adriano voltar a ser publicada.
    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails