Notícias culturais

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lei obriga escolas públicas e privadas a ter biblioteca

O Diário Oficial da União traz publicada na edição desta terça-feira (25) a lei que obriga todas as instituições públicas e privadas de ensino do País a ter uma biblioteca.
A Lei 1.244/2010 determina que toda escola tenha um acervo de livros nas bibliotecas de pelo menos um título por aluno matriculado. Cabe à instituição adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares.
As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.
Fonte: JC ONLINE

terça-feira, 25 de maio de 2010

Professores terão que fazer exame nacional para ingressar na carreira

O Ministério da Educação anunciou a criação do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que vai avaliar “conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis à vida docente, ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania”. A prova nacional, que pode subsidiar concursos públicos estaduais e municipais, deve ser aplicada a partir de 2011. O sistema de avaliação será semelhante ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

LEIA MAIS
Divulgado no Diário Oficial da União desta segunda (24), o exame será aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado do exame poderá ser usado como critério de contratação em escolas públicas de ensino básico.

A forma como o exame será usado para contratar novos docentes ficará a critério de cada Secretaria Estadual de Educação. O ministério não definiu ainda prazos e procedimentos de inscrição para a primeira prova.

Fonte: JC online

terça-feira, 18 de maio de 2010

Morre ator do filme Lula, o filho do Brasil

O ator Marcos Cesana, 44 anos, morreu hoje em São Paulo. Internado desde o dia 8 de maio no Hospital Samaritano, Cesana sofreu complicações cardiorrespiratórias decorrentes de um aneurisma cerebral e não resistiu.

Intérprete como o sindicalista Feitosa no filme Lula, o filho do Brasil, Cesana era conhecido do grande público pela sua participação na série como o inspetor Tavares no seriado policial 9mm: São Paulo (Fox). Na telona, Cesana participou de obras de Lais Bodanzky Bicho de sete cabeças e Chega de saudade.

O Velório acontece na tarde desta terça-feira no cemitério São Pedro, onde o corpo será cremado às 16h30. As cinzas serão transportadas a cidade natal do artista, São José do Rio Preto, no interior paulista.

A morte do ator é o segundo evento trágico envolvendo a equipe do longa Lula, o filho do Brasil. Em dezembro de 2009, o cineasta Fábio Barreto sofreu grave acidente automobilístico no Rio de Janeiro. O diretor passou meses internado em quadro grave, e segue tratamento em casa, em estado inconsciente.

Fonte: JC Online

sábado, 15 de maio de 2010

Lançamento do Dicionário de Marcena


Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana, de Adriano Marcena, é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa e escrita sobre os valores simbólicos e materiais que compõem a diversidade cultural do Estado de Pernambuco.

Compilado em volume único, somando, aproximadamente, 1000 páginas e mais de 15 mil verbetes, o livro – que obteve reconhecimento, por unanimidade, do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco – está pautado na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, proposta pela UNESCO, em 2001, e nas resoluções da Segunda Conferência Estadual de Cultura, realizada no Recife, Pernambuco, em dezembro de 2009, com o tema "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento Social".

Marcena é membro da ARTEPE - Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco.

Reservas e contatos: dicionariodemarcena@gmail.com

SERVIÇO:
Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana
Autor: Adriano Marcena
Local: Auditório da FIEPE (Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife-PE)
Data: 24 de maio de 2010 (segunda-feira)
Horário: 17h30
Fones: 81 3221-8427 / 8611-2036
E-mail: mluciana_araujo@hotmail.com

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Abertas as inscrições para o FIES

Já estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies).

Os estudantes devem se inscrever via internet pelo site.


Nesse endereço também é possível consultar se a instituição em que o interessado estuda aderiu ou não ao programa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails