Notícias culturais

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prefeitura do Recife promove evento sobre o cangaço

A Gerência de Formação Cultural, da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estará realizando o 1º Seminário do Cangaço do Recife – História e Memória. Vale ressaltar que 2011 celebra o centenário de Maria Bonita, companheira de Virgolino Ferreira da Silva - o Lampião.
clique na imagem para ampliá-la
O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro de 2011, das 14  às 18 horas, no auditório da Livraria Cultura, no Bairro do Recife.
No primeiro dia (25) as Mesas temáticas serão: Cangaço – História e Memória;  Causos do Cangaço – Verdades e Mentiras;  A literatura e o Cangaço – Contribuição à Cultura;  Maria Bonita – A mulher no Cangaço.

Serão Palestrantes: Vera Ferreira (Jornalista, Neta de Lampião e Maria Bonita), Anildomá William (Historiador, escritor e pesquisador do cangaço, Fundação Cultural Cabras de Lampião), Adriano Marcena (Dramaturgo, escritor e pesquisador do Cangaço) Wanessa Campos (Jornalista, escritora e pesquisadora de Maria Bonita).

Ao final, haverá a leitura dramatizada do texto Maria Bonita, de Albemar Araújo.

No dia 26 serão abordadas: A Estética do Cangaço;  O Cangaço e a Mídia. Palestrantes: Germana Araújo (Professora da UFSE, escritora e pesquisadora do Cangaço), Rosa Bezerra (Escritora e pesquisadora do cangaço, diretora da UBE/PE).

Em seguida, a apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada. Encerramento. Entrega de Certificados. Coquetel Sertanejo para os presentes.

Mediação das mesas:
Clébio Marques (Vice-presidente da Artepe)
Mário Ribeiro (Doutorando em História/UFPE).

INSCRIÇÕES
Período:  até o dia 21 de outubro de 2011
Horário:  das 10 às 15 horas
Local:  na Prefeitura do Recife / 6º andar / sala 22
Vagas limitadas.


Informações
Fones:  + 55 81 3355.8018 / 3355.8048 / 3355.8046
E-mail:  albemar@recife.pe.gov.br


Albemar Araújo
Gerente de Formação Cultural da FCCR
Coordenador do Seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails