Notícias culturais

domingo, 28 de novembro de 2010

Galpão das Artes participará de encontro de Espaços Culturais Independentes

O Espaço Cultural Casa da Ribeira de Natal, RN, em convênio com a Funarte, estará promovendo o I Encontro de Espaços Culturais Independentes, no período de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2010.

O evento visa construir uma rede de troca de experiências e articulação política entre espaços culturais sem vínculos governamentais do Brasil e da America latina.

Este primeiro encontro tem por objetivo reunir 20 representantes de Espaços Culturais independentes brasileiros, que tenham contribuição significativa para a vida cultural de suas localidades e que possam compartilhar experiências acerca de seus fazeres e, com isso, iluminar um caminho para construção de diretrizes de políticas públicas para o setor.
Clique na imagem para ampliá-la
O Galpão das Artes, filiado à Artepe, da Cidade de Limoeiro (agreste setentrional, distante 77 km da capital, Recife), participará do encontro através do produtor e arte-educador Fábio André (foto). Único convidado do interior pernambucano.

Estão confirmados os também pernambucanos Paula de Renor (Armazém 14) e Paulina Albuquerque (Espaço Muda), ambos de Recife.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eletrobras recebe projetos esportivos e culturais

A Eletrobras recebe durante todo o ano projetos esportivos, culturais e de responsabilidade socioambientais aprovados ou não por Leis de Incentivo para solicitação de patrocínio. As propostas deverão ser encaminhadas com solicitação formal de incentivo, endereçada ao presidente da empresa.

Além disso, deverão conter o nome do projeto, o período e local de realização e, nos casos de projetos incentivados, o número de inscrição dos mesmos nos respectivos órgãos públicos específicos, bem como o prazo para captação de recursos.

Para mais informações acesse: http://www.leidepatrocinio.com.br/
 
Fonte:  Informativo - Lei de Patrocínio

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Edital propõe a valorização da diversidade afro-brasileira para jovens negros

O Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, lançou o I Edital ProCultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra.

A finalidade é valorizar a diversidade étnico-cultural afro-brasileira no Brasil por meio da formação técnico-cultural de jovens negros.

Cerca de R$ 6 milhões serão investidos na capacitação de 6 mil jovens negros em todo o Brasil.


As inscrições de propostas podem ser feitas até o dia 11 de dezembro de 2010.


Fonte:  Boletim RRNE/MinC - 17-11-2010


sábado, 20 de novembro de 2010

Oi Futuro abre edital para seleção de projetos culturais

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011 destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos culturais aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura.

O objetivo do edital é estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional.

As inscrições para o processo de seleção estão disponíveis até 13 de dezembro de 2010 no site www.oifuturo.org.br 

Para mais informações acesse: http://www.leidepatrocinio.com.br/
 
Fonte:  Informativo - Lei de Patrocínio
 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais cultura para os Territórios de Paz: eis a aposta do MinC e do MJ

Com o intuito de aperfeiçoar os jovens de baixa renda com aulas de hip hop, grafite, rap, teatro, literatura, artesanato, dança, produção de vídeos, documentários e gravações de CDs, serão destinados R$10,7 milhões para apoiar 700 projetos artísticos e culturais.

Trata-se do edital de Microprojetos Mais Cultura para os Territórios de Paz publicado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Justiça.

Inscrições até 30 de dezembro de 2010.

Para mais informações clique aqui.

Fonte:  Boletim RRNE/MinC - 17-11-2010

6ª edição do Dia da Consciência Negra

Clique na imagem para ampliá-la

domingo, 14 de novembro de 2010

MinC apoia banda de música através de edital

O Ministério da Cultura (MinC) lançou o EDITAL PROCULTURA DE APOIO À BANDA DE MÚSICA.

Esse edital tem como objetivo premiar conjuntos musicais denominados “Banda de Música”, “Banda Sinfônica”, “Banda de Concerto”, “Banda Musical”, “Banda Filarmônica” ou “Sociedade Musical”, em âmbito nacional, com a finalidade de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, visando a sua sustentabilidade, propiciando a aquisição de instrumentos de sopro e de percussão.

Inscrições   até o dia 10 de dezembro de 2010.

Confira aqui o edital.

Fonte:  site do MinC


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MinC lança editais para as áreas de teatro, dança e circo


O Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 do Ministério da Cultura (MinC) premiará 197 (cento e noventa e sete) iniciativas de Circo, Dança e Teatro, por meio da destinação de recursos que viabilizem atividades das três áreas citadas, em âmbito nacional.

O prêmio contemplará três categorias, a saber:

Categoria AProdução Artística: Estímulo a iniciativas de produção artística nas áreas de circo dança e teatro, que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de platéia.

Categoria BProgramação de Espaços Cênicos: Estimular instituições que administram espaços cênicos, em atividade ou que necessitem de revitalização, ou de espaço públicos abertos que se caracterizam como sedes públicas, no intuito de estimular e reconhecer atividades focadas na programação artística.

Categoria CSubstituição de Lona Circense e/ou Acessórios: Estímulo a ações culturais circenses que, embora sem condições estruturais ideais, estejam mantendo suas atividades. O prêmio é destinado a circos de lona, itinerantes ou fixos, escolas de circo ou projetos que utilizem linguagem circense como instrumento pedagógico para transformação social e construção da cidadania.

As inscrições, no período de 25 de outubro a 10 de dezembro de 2010, são feitas por meio do sistema SALICWEB disponível no Portal do Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/. Para acessar o formulário online é necessário antes se cadastrar no SALICWEB.

Confira aqui o edital retificado.

Fonte: Site do MinC

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tito Lívio, Canções e Poesia

Clique na imagem para ampliá-la
Show acústico que une música e dramatização de poemas de Carlos Pena Filho. Uma homenagem que o artista faz ao saudoso poeta pernambucano no cinquentenário de sua morte.

Tito Lívio faz apresentações paralelas à Fliporto em Olinda/PE.

No repertório músicas de seu mais recente cd "Feito pra Tocar no Rádio", algumas canções de seu primeiro trabalho "A Fala", composições inéditas e clássicos da MPB. Tito Lívio ainda conta com a especialíssima participação de Juninho Souza ao violão.

Sexta-feira (12), às 20h30, no Sítio das Artes, Alto da Sé (Olinda/PE)
Fones:  (81) 3429-2166  /  3439-4777

Sábado (13), às 22h, no Blue's Bar, rua do Bonfim, 66, Carmo  (Olinda/PE)
Fone:  (81) 3429-8272

terça-feira, 9 de novembro de 2010

UPE promove festival

A primeira edição do Festival de Arte e Cultura da Universidade de Pernambuco (UPE) ocorrerá no período de 10 a 12 de novembro de 2010 na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), localizada à Av. Sport Club do Recife, 252, bairro da Madalena, Recife/PE.

O evento, de extensão universitária, congregará todas as unidades de ensino da UPE envolvendo várias expressões artísticas e culturais, tais como: oficinas e bate papos, mostra de fotografia, feira de artesanato e apresentações de dança, música e teatro.


Todas as atividades são gratuitas e abertas a toda a sociedade. Para participar das oficinas e bate papos é preciso realizar inscrições devido ao processo de certificação. As vagas são limitadas.


O bate-papo Produção de Espetáculos, dia 12 de novembro de 2010, no horário das 14h às 17h, terá como um dos debatedores o professor Clébio Marques (ARTEPE), gestor deste Blog Educação & Cultura.

Inscrição:
Enviar um e-mail para upe.fac@gmail.com  com os seguintes dados: nome completo, CPF, telefone, unidade (se for da UPE) e atividade desejada.

Programação no site da UPE. Clique aqui.

Contato:

Email:  upe.fac@gmail.com
Fone:  (81) 9670.9508
Twitter: @upe_fac

Informações:
www.upe.br 

domingo, 7 de novembro de 2010

Jaboatão sedia mostra de teatro

Clique na imagem para ampliá-la
A Associação de Teatro de Jaboatão (ASTEJ) e a JÁ Produções promovem a XI MOSTEJA 2010 (Mostra de Teatro de Jaboatão), no período de 7 a 14 de novembro de 2010.

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Ariano Suassuna (Colégio Souza Leão), no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes/PE -  cidade situada na Região Metropolitana do Recife.

Acesso mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível.

Programação

Dia 07, domingo
19h - ABERTURA (entrega da placa ao homenageado Álvaro Heleno)
19h30 - Cancão de Fogo (Grupo Teatral Risadinha - Camaragibe)

Dia 08, segunda-feira
16h - Meu Pequeno Príncipe (ACACI-Associação de Cultura e Arte Cidadã - Jaboatão dos Guararapes)
19h30 - Branca de Neve, depois dos felizes para sempre (Resove Produções e Cia. - Jaboatão  dos Guararapes)


Dia 09, terça-feira
16h - Willy na terra dos meninos invisíveis (Se Der Certo Continua - Jaboatão dos Guararapes)
19h30 - Os Picaretas (Palco da Ilusões - Jaboatão dos Guararapes)


Dia 10, quarta-feira
16h - Os olhos da cobra (Companhia Teatral Trevo Pernambucano - Cabo de Santo Agostinho)
19h30 - História da vida da gente (Cia. Macambira de Teatro - Recife)


Dia 11, quinta-feira
16h - Um dia que a terra sumiu (AD Produções Artísticas - Jaboatão dos Guararapes)
19h30 - Cinzentas senhoras (Grupo Tam Tam de Teatro - Jaboatão dos Guararapes)


Dia 12, sexta-feira
16h - A poção encantada (JÁ Produções - Jaboatão dos Guararapes)
19h30 - Noviças & Rebeldes (Vanguarda Produções - Jaboatão dos Guararapes)


Dia 13, sábado
16h - Teatrando (Grupo Rutilantes - Jaboatão dos Guararapes)
19h30 - Ganga meu Ganga - o rei (Grupo Teatral Ariano Suassuna - Igarassu)


Dia 14, domingo
19h - ENCERRAMENTO (Entrega dos troféus aos participantes da XI MOSTEJA 2010)
19h30 - Espetáculo Morro (Grupo Berlinda, Tribo de Atuadores - Jaboatão dos Guararapes)


Informações
J Anndrade   (81) 8887-4171
Roberta Sprestesojo   (81) 8603-5522
E-mail: astej-jaboatao@hotmail.com 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

São Paulo presta homenagem ao teatro popular de Pernambuco

Os 25 anos de resistência cultural do Movimento de Teatro Popular de Pernambuco - MTP-PE será o mote à sua homenagem durante a 5ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas.

A 5ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas é uma realização do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP), da Funarte e da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, apoio institucional da Cooperativa Paulista de Teatro e da Coordenadoria da Juventude.


No período de 05 a 14 de novembro de 2010 a capital paulistana receberá 22 espetáculos de teatro de rua de todo o Brasil com uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, de maneira a contribuir com a difusão e a valorização do fazer teatral em espaços públicos abertos.

Dentre os grupos a seguir viagem o IFÁ-RHADHÁ DE ART`NEGRA, também filiado à ARTEPE (Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco), leva na bagagem o espetáculo "Mercadores de Liberdade".

As demais trupes pernambucanas são: Grupo de Teatro Popular Vem Cá Vem Vê (Quem ensinou o Diabo a amassar o pão?); Poesis – Grupo Cultural do Alto José do Pinho (Diásporas – uma dispersão da(s) humanidade(s)); TEAMU & Cia. (Êta vida) e o Grupo Arteiros (A herança de nós todos).

Programação completa no Blog do MTR/SP.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails